O comércio eletrônico oferece aos consumidores opções e acessibilidade incomparáveis. Portanto, não é de se surpreender que estejamos migrando para sites de compras online mais do que nunca
Mas há um lado negro nessa conveniência. Quanto mais embalagens chegam à nossa porta, mais embalagens temos que deitar fora.
Excesso de embalagens, embalagens plásticas, embalagens não recicláveis … todos nós experimentamos em primeira mão durante nossas jornadas de compras online. Mas, à medida que os consumidores em geral se tornam mais conscientes sobre a sustentabilidade, o impacto ambiental das embalagens de comércio eletrônico está se tornando um grande obstáculo.
Como a cara da sua marca, o design da embalagem é uma área chave de foco para os consumidores que tentam avaliar o quão ecologicamente correto você é. Em termos simples, embalagens inúteis agora são ruins para os negócios.
Neste post, vamos discutir como reduzir o desperdício de embalagens em sua operação de comércio eletrônico – e por que isso é um problema tão grande.
Por que o desperdício de embalagens de comércio eletrônico está aumentando
A embalagem de comércio eletrônico já está enchendo nossas latas de reciclagem e lixo – mas só deve piorar devido a vários fatores que estão agravando o problema do lixo:
O comércio eletrônico está crescendo
O setor de comércio eletrônico tem experimentado um crescimento constante há anos, mas a pandemia de COVID-19 levou a um aumento nas vendas online que ninguém poderia ter previsto. Com os gastos online representando um pouco mais de 20% das vendas no varejo no Brasil, é provável que estejamos olhando para um ‘novo normal’ para o comércio eletrônico – e mais pedidos significam níveis maiores de desperdício de embalagens.
A utilização das mais variadas embalagens no seu e-commerce pode ser mais de perto verificada, e assim você vai economizar, além de proteger mais o meio ambiente, desde sacolas plásticas até as caixas personalizadas, você pode economizar com certeza, veja nossas dicas e implemente em seu e-commerce.
A ascensão
Não importa quantos pedidos você envie, sempre haverá uma porcentagem que retorna ao seu depósito – às vezes até 60%. Altas taxas de retorno são nativas do comércio eletrônico, pois os consumidores precisam lidar com a dificuldade de comprar produtos que nunca viram nem experimentaram.
No entanto, há outra tendência que está contribuindo para o aumento das taxas de retorno; a prática de agrupar as compras.
‘Bracketing’ é quando um consumidor adquire várias versões do mesmo item para experimentar em casa. Isso é particularmente comum na moda e no vestuário, onde existem muitas variantes de produtos por tamanho e cor.
Embora o agrupamento seja lógico do ponto de vista do consumidor, ele oferece dificuldades para os vendedores online de mais de uma maneira. Além de processar uma taxa mais alta de devoluções, o agrupamento geralmente significa mais materiais de embalagem – e mais resíduos de embalagem.
A embalagem não foi projetada com a sustentabilidade em mente
Qual é a primeira coisa que fazemos com a embalagem assim que recebemos um pedido online?
Aqui, chegamos ao cerne do problema; essa embalagem simplesmente não foi projetada com a sustentabilidade em mente.
Se imaginarmos uma jornada típica do cliente através do comércio eletrônico, a embalagem tem um único propósito – levar os itens com segurança ao cliente final. Uma vez cumprido esse propósito, a embalagem não tem mais uso.
Isso é conhecido como ‘economia linear’, onde os itens passam por um processo unilateral de produção, uso e descarte. Naturalmente, isso é exatamente o oposto de sustentabilidade.
Movendo-nos para uma economia de embalagem circular, onde os recursos são continuamente reaproveitados para fornecer valor contínuo, podemos reduzir o desperdício de embalagens e criar um setor de comércio eletrônico muito mais verde.
Pare de empacotar demais
Em algum ponto, todos nós recebemos um item excessivamente embalado. É o momento em que você encontra uma caixa enorme à sua porta – apenas para descobrir, ao abrir, que o item poderia caber em um recipiente muitas vezes menor.
O excesso de embalagens é uma das maiores irritações dos consumidores em relação às compras online, com quase um quinto dos clientes dizendo que isso afeta negativamente a experiência da marca.
Não é difícil ver por quê; quanto mais embalagens forem usadas para um pedido online, mais os consumidores terão para descartar no momento da entrega. Para os consumidores que estão tomando medidas para serem mais sustentáveis, experiências como essa podem parecer sabotagem direta. Isso não é bom para a reputação da sua marca – especialmente quando ‘a embalagem falha’ é regularmente disseminada nas redes sociais:
Então, por que o excesso de embalagem acontece? Normalmente, é por causa de uma incompatibilidade entre o catálogo de produtos de um comerciante e os materiais de embalagem que eles têm em mãos em seu depósito ou 3PL. Se as auditorias não forem feitas com a chegada de novos SKUs, a equipe ficará presa tentando embalar itens pequenos em contêineres muito grandes – desperdiçando, assim, grandes volumes de almofadas de ar, poliestireno e papel para proteger os itens contra danos.
Como evitar embalagens excessivas: Certifique-se de ter uma variedade de tamanhos de contêineres à sua disposição – incluindo sacolas para itens muito pequenos que não são apropriados para envio em caixas. Isso reduz a quantidade de enchimento que você precisa usar. O melhor de tudo é que isso não reduz o desperdício; também ajuda a reduzir seus custos de execução!
Minimize o uso de plásticos
Você provavelmente não está surpreso ao ver este aparecer. O plástico continua sendo um grande contribuinte para o desperdício de embalagens, com embalagens de plástico suficientes jogadas fora todos os anos para dar a volta ao mundo quatro vezes.
O impacto do plástico descartável não é exatamente um segredo em 2021, mas e as embalagens ‘recicláveis’?
As aspas existem por um motivo; embora existam embalagens recicláveis, persiste uma séria falta de transparência sobre o processo.
Seguindo as recomendações acima, sua empresa pode se tornar mais ecológica, economizar dinheiro e deixar os clientes felizes. Em suma, não existem desvantagens reais. Então, por que não começar?