Erros que você pode cometer em seu controle financeiro

Cuidar da vida financeira pode ser um desafio. Tanto que uma estimativa do Serasa de 2021 confirmou 62 milhões de brasileiros com nome negativado. Isso é reflexo da pouca educação financeira em nosso país, aliado ao índice de desemprego (ainda mais na pandemia da COVID-19) e falta de planejamento financeiro muitas vezes são efeitos da ansiedade.

No entanto, há alguns erros que você pode cometer que pioram o controle de suas finanças. Isso pode desequilibrar seu orçamento no final do mês. Descubra alguns erros que você pode cometer em seu controle financeiro.

1. Não buscar conhecimento em educação financeira

Essa é uma falha de nosso país. O sistema educacional não abrange educação financeira para crianças e jovens. No entanto, em outros países do mundo essa é uma matéria de prioridade para formar cidadãos conscientes. 

O panorama só piora quando não se conversa sobre educação financeira com a família. Por conta disso, as crianças e jovens crescem sem ter o mínimo de noção de como controlar suas finanças.

A boa notícia é que você pode aprender educação financeira depois de adulto. Há um bom material na internet para criar hábitos financeiros mais saudáveis. Vale a pena ler artigos como esse, assistir vídeos e outros materiais de educação financeira.

2. Encarar o dinheiro como tabu

Outra falha que você pode cometer em sua vida é considerar o dinheiro um tabu. Isso faz com que você não converse sobre finanças com sua família, seus amigos ou até mesmo seu cônjuge.

Isso é muito negativo, já que faz com que você não obtenha boas dicas financeiras e métodos para controlar seu orçamento. O dinheiro deve ser encarado como um tema natural. Assim, ficará mais fácil lidar com ele.

3. Não planejar as finanças

A falta de planejamento financeiro é um dos maiores vilões de uma vida financeira estável. Você precisa cuidar de suas dívidas e manter um controle sobre seu salário.

Uma consequência negativa é gastar tudo o que você ganha ou até realizar compras parceladas por um longo período só por causa da sensação de que as parcelas são pequenas.

A melhor forma de evitar isso é anotar em algum lugar toda sua receita mensal, além de gastos fixos e variáveis. Com isso, você terá o cenário completo de sua vida financeira e será mais fácil controlar os gastos desnecessários e até compras por impulso.

4. Fazer compras por impulso

A impulsividade faz parte de todo ser humano. No entanto, se ela está aliada a outros sintomas e prejudicam sua vida, você pode ter Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Procure no Google por um teste online “como identificar se tenho TDAH”.

Caso o resultado seja positivo, procure um psiquiatra para ser diagnosticado corretamente e iniciar seu tratamento. Isso vai ajudar muito na hora de eliminar as compras por impulso.

Para fazer compras, é necessário um planejamento prévio. Você precisa entender o que é realmente necessário e o que cabe no seu orçamento do mês. Não compre mais do que você pode. Seja firme ao estabelecer um limite para gastos variáveis como esses. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *