Como fabricantes, sem dúvida você está sempre em busca de ideias de redução de custos que podem ajudar a aumentar seus resultados financeiros para que você possa expandir seus negócios. Em vez de fazer grandes cortes em um ou dois departamentos, esse objetivo geralmente é melhor alcançado por meio de vários pequenos esforços de corte de custos que, em última análise, resultam em uma economia significativa.
Para oferecer a você alguma orientação sobre sua jornada de redução de custos, não importa o tipo de empresa que você possui, se é uma empresa grande ou pequena, que vende peças ou arruelas, compilamos uma lista de ideias de redução de custos que você pode aplicar à sua fábrica, sem preferência por nenhum setor específico. As dicas a seguir se aplicam a todos e ajudarão você a economizar dinheiro:
Comece com uma avaliação completa
Sempre comece com uma revisão completa e realista. Uma avaliação completa é o primeiro passo que os consultores geralmente dão ao lidar com um problema, e deve ser seu também.
Ao dedicar um tempo para olhar a imagem inteira e fazer avaliações objetivas de cada componente, você se prepara para o sucesso a longo prazo.
Busque a melhoria de dentro
Sua equipe de fábrica pode ser uma grande fonte de ideias para melhorar processos. Muitas vezes, os consultores conversam com os trabalhadores do chão de fábrica para discutir ideias sobre a melhoria do processo. Como os trabalhadores do chão de fábrica são os que usam constantemente os processos, eles têm uma visão valiosa de como as coisas podem ser simplificadas ou aprimoradas para gerar valor.
Dica profissional: recompensar os funcionários com uma porcentagem da economia de custos de suas ideias de melhoria é uma ótima maneira de alimentar sua disposição de buscar outras maneiras de economizar.
Encontre economias de custo na redução de energia
O consumo de energia é uma das muitas grandes despesas enfrentadas pela comunidade industrial do Brasil. Ao mudar o foco das decisões de produção da utilização da capacidade para um modelo orientado pela demanda, você pode tomar a decisão de reduzir a produção durante períodos lentos, sem interromper o rendimento.
Mesmo no chão de fábrica, existem maneiras de capturar a economia de energia que pode ter um impacto significativo nos resultados financeiros da sua empresa. Ao conduzir a manutenção HVAC, consertar compressores de ar com vazamento e programar estrategicamente a inicialização do equipamento, você pode complementar seus esforços de conservação de energia.
Trabalhe de maneira mais inteligente
Ao automatizar ou consolidar processos manuais repetitivos, você pode aumentar a qualidade do produto, melhorar o rendimento e potencialmente reduzir custos. A tecnologia está sempre evoluindo e oferece novas maneiras de tornar as tarefas muito mais fáceis de serem concluídas.
Tanto no chão de fábrica quanto no escritório, eliminar tarefas da sua empresa de caça vazamento de água monótonas por meio do uso de tecnologia é uma ótima maneira de otimizar seus gastos com mão de obra.
Venda sucata para fornecedores
Você já ouviu o ditado: “o lixo de um homem é o tesouro de outro?” Embora não sejamos defensores de clichês, achamos que vender sua sucata para vendedores é uma abordagem útil – embora muitas vezes esquecida – para lucrar com metal, baterias e eletrônicos que poderiam ser descartados.
Negociar com fornecedores e transportadoras de mercadorias
Construir relacionamentos duradouros com fornecedores e transportadoras é essencial para o sucesso da sua empresa, não importa se você vende carregador de celular ou mouse sem fio, mas isso não significa que você tenha que aceitar o primeiro preço apresentado. Aproveite sua posição de fabricante e tente negociar um preço melhor.
Implementando apenas algumas das ideias de economia de custos descritas acima, sua empresa pode estar no caminho para um resultado financeiro mais lucrativo. Antes de iniciar sua jornada de redução de custos, há uma coisa que você deve lembrar. Pode ter certeza que depois que você ver crescimento, você vai querer fazer uma pose para foto em frente ao seu logo e repassar para todos os seus amigos e familiares. Embora cortar custos e economizar dinheiro parece bom, é importante que você não sacrifique a qualidade do seu negócio. Cortar custos que resultam em produtos de qualidade inferior ou serviço sem brilho simplesmente não vale a pena.