Para investir no mercado de criptomoedas com mais segurança é importante saber como acompanhar dados, tendências, padrões e indicadores financeiros. Confira as principais dicas!
O que antes era apenas um nome estranho falado entre grupos de profissionais que entendiam mais sobre finanças e economia, hoje já virou notícia e faz parte do dia a dia de várias pessoas que desejam diversificar sua carteira de investimentos.
Porém, apesar de as criptomoedas já serem mais conhecidas pela população em geral, é fundamental estudar mais sobre esse mercado que tem crescido bastante, a fim de investir com mais segurança.
Além do BTC (Bitcoin), a cripto mais conhecida, a ETH (Ethereum) é considerada a segunda criptomoeda de maior valor no mundo, mas você sabe dizer quanto é a cotação de ethereum? Estar por dentro desses detalhes pode fazer toda a diferença para garantir melhores resultados com a sua carteira.
Veja, a seguir, como interpretar dados do mercado de criptomoedas e tomar decisões melhores!
Como analisar as criptomoedas antes de comprá-las?
Dar o primeiro passo no mundo de investimentos nas criptomoedas pode causar um pouco de medo, por ainda ser algo não tão comum e por envolver diversos fatores. Afinal, como entender os dados e números apresentados?
Atualmente, há mais de 19 mil criptomoedas e, muitas delas, demonstram futuro promissor pela frente. Se você ainda não tem muita experiência nesse tipo de investimento, pode estar se perguntando como se pode fazer boas escolhas.
Confira as principais dicas que reunimos para investir com confiança!
Veja o site do projeto
As criptomoedas mais confiáveis costumam ter um site. Então, ao acessar a página de cada projeto, é importante analisar se o site:
- É fácil de entender;
- Está com informações atualizadas;
- Apresenta os membros e parceiros da equipe;
- Tem o seu objetivo definido;
- Oferece um documento oficial com objetivos e estratégias (white paper).
Leia o white paper
O white paper nada mais é do que uma das ferramentas mais valiosas para analisar os dados de uma criptomoeda.
Por meio desse documento oficial, que serve como um guia completo sobre a moeda de determinado projeto, você consegue descobrir o potencial, a distribuição, os limites de fornecimento e outras especificações técnicas.
Confira as mídias sociais
A maioria das criptos possui contas em redes sociais, como Twitter, Reddit e Discord, por exemplo. Vale a pena visitar esses canais digitais para conferir as discussões que estão sendo feitas, as menções de outras pessoas e as perguntas e respostas realizadas ao longo dos diálogos.
Saiba quem faz parte da equipe e das parcerias
Quais membros compõem o time do projeto da cripto em questão? Avalie toda a equipe para entender como é realizada a liderança e como está a reputação dos profissionais que colaboram com o crescimento da criptomoeda. É importante também verificar as parcerias com marcas já conhecidas no mercado.
Acompanhe as métricas do mercado
Há três métricas consideradas básicas para quem deseja conhecer mais sobre as criptomoedas, que são:
- Capitalização de mercado: o valor de cada cripto é calculado por meio da multiplicação do preço da criptomoeda pelo número total de moedas ou tokens;
- Volume de negócios: um volume elevado indica que há muitos investidores comprando e vendendo determinada cripto, o que gera maior estabilidade de preços;
- Métricas de fornecimento: algumas criptos, como é o caso da ETH, possuem oferta ilimitada, mas boa parte delas apresenta um limite determinado, o que pode afetar seu preço em alguns períodos, então é importante entender a oferta máxima.
Observe o histórico de preços
É normal ver quedas ou subidas bruscas no mercado de investimentos de renda variável e criptomoedas, pois os preços geralmente são voláteis e podem sofrer flutuações ao longo do tempo.
Porém, é recomendado observar como fica o preço de cada cripto em alguns intervalos de tempo, a fim de compreender as tendências dos valores em curto e longo prazo.