Novo ou usado, veículo sai na frente dos imóveis como opção de compra do primeiro bem durável
Seja na internet ou fora dela, você provavelmente já se deparou com algum estudo sobre o comportamento de consumo das novas gerações. Divulgado pela Webmotors, 72% dos brasileiros entrevistados têm a vontade de comprar um carro novo ou seminovo no ano de 2022.
Enquanto o lado econômico aponta para uma maior dificuldade dos jovens adultos adquirirem imóveis próprios, o comportamento em relação à mobilidade e gastos com viagens é inverso. Com a pandemia, muitas pessoas viram vantagem em morar em locais mais afastados de centros urbanos, onde um veículo se torna um investimento favorável.
Mas se você está pensando em adquirir o primeiro carro, com certeza está cheio de dúvidas sobre a forma mais vantajosa de pagar, o modelo mais adequado, se vale mais a pena um veículo novo ou usado, além de toda a parte burocrática. Não se preocupe, este artigo vai te ajudar a sanar tudo isso. Vamos lá?
Comprando o primeiro carro: tudo para não errar no planejamento
Antecipando as transformações na maneira de consumo de bens duráveis pelas novas gerações, muitas marcas de carro renovaram sua forma de se comunicar com este público, investindo em campanhas criativas e até mesmo em opções de cores diferentes para os automóveis.
Se você está querendo adquirir um carro, o primeiro ponto é entender o seu perfil de usuário. Uma pessoa que mora no centro de uma cidade abastecida com diversos serviços, incluindo transporte público, vai ter um uso diferente do carro de quem mora distante ou faz longos trajetos diariamente.
A seguir listamos os principais pontos que vão do planejamento até a hora da compra, para você investir de forma mais assertiva e usufruir de todos os benefícios que um carro pode oferecer.
Trace uma meta de forma objetiva
Da mesma forma que economizar dinheiro para uma viagem envolve planejamento, o mesmo deve ser feito com um carro. Sendo assim, você pode responder itens como:
- quando desejo comprar o veículo?
- o modelo será novo ou usado?
- tenho preferência de marca?
- como irei comprar o veículo? (juntando dinheiro; vendendo outros bens; pedindo empréstimo)
- quanto falta para alcançar minha meta?
A partir daqui, você já tem um bom direcionamento de quais ações tomar para realizar a compra do carro no tempo estabelecido.
Monte um planejamento geral
Tendo um valor base de quanto será necessário para a compra do veículo, é hora de adequar seus demais gastos para isso. Na conta entram aluguel e gastos com moradia, alimentação, reserva financeira de emergência, educação e outras saídas e entradas que podem adiar ou reduzir o tempo até a compra do veículo.
Aqui também é importante estabelecer limites para uso de cartões de crédito e cheque especial, pois caso você não faça bom uso destes recursos, pode acabar se endividando.
Lembre dos custos burocráticos
Comprar um carro, seja novo ou usado, envolve diversas etapas. Uma das mais importantes é a documentação, que vai permitir que o veículo possa circular regularizado com a lei. Emissão de CNH, IPVA, emplacamento, inspeção anual e seguro são apenas alguns dos custos que devem entrar no seu planejamento de compra.
Pesquise muito
Hoje em dia é possível fazer tudo pela internet, inclusive comprar veículos. Diversas empresas de serviços facilitam esse processo, o que pode ser muito vantajoso para quem vai realizar a primeira compra. Dê uma olhada em concessionárias tradicionais, revendedoras, grupos de troca e até mesmo consulte seu banco para ficar por dentro das possibilidades de adquirir um veículo conforme a sua realidade financeira.
Compare formas de pagamento
E chegamos ao item que talvez seja o mais importante. Você conseguiu alcançar sua meta, e é hora de comprar o carro. Nem sempre será possível pagar à vista, o que também não quer dizer que optar por um financiamento seja a melhor escolha.
Se o veículo for novo, preste atenção em detalhes como equipamentos adicionais, garantia da montadora e juros no financiamento. Para carros seminovos, sempre existe a opção de negociar diretamente com o proprietário ou revendedora, oferecendo um depósito inicial e dividindo o restante do valor da forma mais viável.
Cuide do seu veículo
Um carro, seja novo ou usado, é um baita investimento, e por ser um bem durável, requer cuidados para que seu dinheiro não seja jogado fora. Após alguns anos de uso, você poderá oferecer o veículo como parte do valor de um novo, ou simplesmente continuar usufruindo desse bem.
Realize revisões constantemente, evitando problemas mecânicos que podem gerar gastos desnecessários e ainda multas, que podem se agravar na perda da carteira para veículos em mau estado de conservação.