Poupar dinheiro é fundamental para você praticar educação financeira. Um dinheiro poupado pode ser usado em situações de emergência ou para comprar um item de maior valor. Por isso é tão importante adotar hábitos para guardar dinheiro, não importa qual o tamanho de sua renda.
É fundamental ter um controle financeiro eficaz, para não ter que recorrer a empréstimos ou cartão de crédito na hora de uma urgência. É possível guardar dinheiro mesmo ganhando pouco.
Isso traz mais qualidade de vida e independência financeira para você. Dessa forma, você não ficará preocupado em caso de desemprego, uma doença, uma viagem distante ou até no caso de um eletrodoméstico quebrar na sua casa.
Poupar dinheiro é muito importante para pessoas de todas as idades, sejam homens, mulheres, acompanhantes trans, idosos e jovens. É importante para qualquer transexual ter dinheiro guardado, ainda mais no caso de morar sozinha.
Nesse sentido, aprenda como economizar dinheiro ganhando pouco.
1. Faça uma planilha de controle financeiro
Para ter uma ideia mais ampla sobre seu cenário financeiro, faça uma planilha de controle financeiro. Pode ser uma planilha no Excel, em uma agenda ou até em um aplicativo de celular.
Será necessário colocar toda sua renda do mês. Depois, coloque todas as despesas fixas e variáveis. Despesas fixas são aquelas que ocorrem todo mês, como aluguel e conta de água. Despesas variáveis são aquelas que ocorrem às vezes, como gastos com uma festa de Natal.
É importante colocar tudo em sua planilha de controle financeiro, mesmo as compras parceladas, empréstimos e gastos não planejados. Dessa maneira, você terá noção de quanto pode guardar por mês.
2. Repense seus hábitos de consumo
Há muitas mudanças que você pode fazer no cotidiano para poupar dinheiro. Você pode parar de comprar por impulso em aplicativos de lojas, trocar o barzinho por um final de semana em casa, trocar de marcas no supermercado e muito mais.
Você pode economizar até com a família, levando seus filhos para um piquenique em vez de ir para o shopping e outras mudanças de consumo, como parar de pedir comida delivery no final de semana e cozinhar com sua parceira.
Evite comprar por impulso, apenas pelo frete gratuito ou pela promoção. Também não faça passeios em shopping ou uma rua cheia de lojas se não tem intenção de comprar nada.
3. Pague as contas em dia
Pagar as contas depois do dia de vencimento pode gerar juros e multas altos. Por isso, o ideal é colocar todos os boletos para vencerem próximo de sua data de pagamento. Dessa forma, você evitará atrasos nas contas e não terá que arcar com juros desnecessários.
Se for possível, coloque todas as contas para vencer no mesmo dia. Dessa forma, você pagará todas em um mesmo dia e se organizará melhor. Vale ressaltar que precisa ser um dia próximo do recebimento de seu salário.
4. Tenha uma renda extra
Ter uma renda extra pode ajudar você a poupar dinheiro mesmo ganhando pouco. Dessa forma, você não dependerá apenas de uma fonte de renda para pagar todas as suas despesas.
Você pode fazer algo que goste, como vender bolos, artesanatos, vasos, alugar itens de decoração para festas, vender salgados, ser motorista de aplicativos nas horas vagas, e muitas outras opções.
Use suas habilidades ou faça cursos gratuitos na internet sobre uma área que é interessante para você. O importante é investir em algo que você tenha bastante conhecimento ou queira aprender.
5. Tenha apenas um cartão de crédito
Ter mais de um cartão de crédito pode ser desafiador na hora de poupar dinheiro. Isso porque o cartão de crédito tende a ser visto como uma extensão do seu pagamento. Por exemplo, se você tem R$500 de limite, pode parecer que você tem mais isso para gastar no mês.
No entanto, você terá que pagar mais para frente, com juros ainda se for uma compra parcelada. Por isso, tenha apenas um cartão de crédito para emergências. Não use o cartão de crédito como uma extensão de seu pagamento. Isso pode virar uma bola de neve na hora de pagar as parcelas.
Além disso, pagar apenas o mínimo do cartão de crédito todo mês pode gerar juros absurdos. Portanto, tenha apenas um cartão de crédito e pague as parcelas em dia.