Este artigo fornece informações e educação para investidores. NerdWallet não oferece serviços de consultoria ou corretagem, nem recomenda ou aconselha investidores a comprar ou vender ações ou títulos específicos.
Investir em ações é uma excelente forma de aumentar a riqueza. Para investidores de longo prazo, as ações são um bom investimento, mesmo durante os períodos de volatilidade do mercado – uma queda no mercado de ações significa simplesmente que muitas ações estão à venda.
Uma das melhores maneiras para os iniciantes começarem a investir no mercado de ações é colocar dinheiro em uma conta de investimento online, que pode então ser usada para comprar ações ou fundos mútuos de ações. Com muitas contas de corretagem, você pode começar a investir pelo preço de uma única ação.
»O que é uma conta de corretora? Aprenda o que é e como abrir um .
Veja como investir em ações em seis etapas:
1. Decida como você deseja investir em ações
Existem várias maneiras de abordar o investimento em ações. Escolha a opção abaixo que melhor representa como você deseja investir e como você gostaria de estar na mão ao selecionar e escolher as ações em que investir.
“Sou do tipo faça-você-mesmo e estou interessado em escolher ações e fundos de ações para mim.” Continue lendo; este artigo descreve coisas que os investidores práticos precisam saber, incluindo como escolher a conta certa para suas necessidades e como comparar os investimentos em ações.
»Veja nosso resumo dos melhores corretores online
“Sei que ações podem ser um ótimo investimento, mas gostaria que alguém gerisse o processo para mim.” Você pode ser um bom candidato a robo-consultor, um serviço que oferece gerenciamento de investimentos de baixo custo. Praticamente todas as principais corretoras oferecem esses serviços, que investem seu dinheiro por você com base em seus objetivos específicos.
»Veja nossas escolhas para os melhores consultores de robo
Assim que tiver uma preferência em mente, você estará pronto para comprar uma conta.
2. Escolha uma conta de investimento
De modo geral, para investir em ações, você precisa de uma conta de investimento. Para os tipos práticos, isso geralmente significa uma conta de corretora. Para quem gostaria de uma ajudinha, abrir uma conta por meio de um robo-consultor é uma opção sensata. Descrevemos os dois processos abaixo.
Um ponto importante: tanto os corretores quanto os robo-consultores permitem que você abra uma conta com muito pouco dinheiro.
A OPÇÃO FAÇA VOCÊ MESMO: ABRINDO UMA CONTA DE CORRETORA
Uma conta de corretora online provavelmente oferece o caminho mais rápido e menos caro para comprar ações, fundos e uma variedade de outros investimentos. Com um corretor, você pode abrir uma conta de aposentadoria individual, também conhecida como IRA, ou pode abrir uma conta de corretagem tributável se já estiver economizando adequadamente para a aposentadoria em outro lugar.
» Veja nossas principais opções para contas IRA
Temos um guia para abrir uma conta de corretora se você precisar se aprofundar. Você vai querer avaliar os corretores com base em fatores como custos (comissões de negociação, taxas de conta), seleção de investimento (procure uma boa seleção de ETFs sem comissão se você preferir fundos) e pesquisa e ferramentas de investidores.
A OPÇÃO PASSIVA: ABRIR UMA CONTA ROBO-CONSULTOR
Um robo-consultor oferece os benefícios do investimento em ações, mas não exige que seu proprietário faça o trabalho braçal necessário para escolher investimentos individuais. Os serviços de consultoria Robo fornecem gerenciamento de investimento completo : Essas empresas farão perguntas sobre suas metas de investimento durante o processo de integração e, em seguida, construirão um portfólio projetado para atingir esses objetivos.
Isso pode parecer caro, mas as taxas de gerenciamento aqui são geralmente uma fração do custo do que um gerente de investimento humano cobraria: a maioria dos robo-consultores cobra cerca de 0,25% do saldo de sua conta. E sim – você também pode obter um IRA em um robo-consultor, se desejar.
Como bônus, se você abrir uma conta em um robo-consultor, provavelmente não precisará ler mais neste artigo – o resto é apenas para aqueles tipos DIY.
3. Saiba a diferença entre ações e fundos mútuos de ações
Indo pelo caminho do DIY? Não se preocupe. O investimento em ações não precisa ser complicado. Para a maioria das pessoas, investir no mercado de ações significa escolher entre estes dois tipos de investimento:
Fundos mútuos de ações ou fundos negociados em bolsa. Os fundos mútuos permitem que você compre pequenos pedaços de muitas ações diferentes em uma única transação. Os fundos de índice e ETFs são um tipo de fundo mútuo que rastreia um índice; por exemplo, um fundo Standard & Poor’s 500 replica esse índice comprando as ações das empresas nele integradas. Quando você investe em um fundo, também possui pequenas parcelas de cada uma dessas empresas. Você pode reunir vários fundos para construir um portfólio diversificado. Observe que os fundos mútuos de ações às vezes também são chamados de fundos mútuos de ações. (Saiba mais sobre como funcionam os fundos mútuos .)
Ações individuais. Se você está atrás de uma empresa específica, pode comprar uma única ação ou algumas ações como forma de mergulhar nas águas do mercado de ações. Construir um portfólio diversificado de muitas ações individuais é possível, mas requer um investimento significativo.
A vantagem dos fundos mútuos de ações é que eles são diversificados por natureza, o que diminui o risco. Para a grande maioria dos investidores – especialmente aqueles que estão investindo suas economias para a aposentadoria – uma carteira composta principalmente de fundos mútuos é a escolha certa.
Mas os fundos mútuos não devem subir de forma meteórica, como pode acontecer com algumas ações individuais. A vantagem de ações individuais é que uma escolha sábia pode render muito, mas as chances de que qualquer ação individual o torne rico são extremamente pequenas.
»Interessado em pesquisas de investimento? Leia nossa análise do Morningstar
4. Defina um orçamento para o seu investimento em ações
Novos investidores costumam ter duas perguntas nesta etapa do processo:
Quanto dinheiro preciso para começar a investir em ações? A quantidade de dinheiro que você precisa para comprar uma ação individual depende do valor das ações. (Os preços das ações podem variar de apenas alguns dólares a alguns milhares de dólares.) Se você deseja fundos mútuos e tem um orçamento pequeno, um fundo negociado em bolsa (ETF) pode ser sua melhor aposta. Os fundos mútuos geralmente têm um mínimo de $ 1.000 ou mais, mas os ETFs são negociados como uma ação, o que significa que você os compra pelo preço de uma ação – em alguns casos, menos de $ 100).
Quanto dinheiro devo investir em ações? Se você está investindo por meio de fundos – já mencionamos que essa é a preferência da maioria dos consultores financeiros? – você pode alocar uma parte bastante grande de sua carteira para fundos de ações, especialmente se tiver um horizonte de longo prazo. Um investidor de 30 anos para se aposentar pode ter 80% de sua carteira em fundos de ações; o resto seria em fundos de obrigações. Ações individuais são outra história. Uma regra geral é mantê-los em uma pequena parte de sua carteira de investimentos.
»Tem uma pequena quantia de dinheiro para colocar para trabalhar? Veja como investir $ 500
5. Foco no longo prazo
O investimento em ações está repleto de estratégias e abordagens intrincadas, mas alguns dos investidores mais bem-sucedidos fizeram pouco mais do que se ater ao básico. Isso geralmente significa usar fundos para a maior parte de seu portfólio – Warren Buffett disse que um fundo de índice S&P 500 de baixo custo é o melhor investimento que a maioria dos americanos pode fazer – e escolher ações individuais apenas se você acreditar no potencial de longo prazo da empresa crescimento.
A melhor coisa a fazer depois de começar a investir em ações ou fundos mútuos pode ser a mais difícil: não olhe para eles. A menos que você esteja tentando vencer as probabilidades e ter sucesso no day trading , é bom evitar o hábito de verificar compulsivamente o desempenho de suas ações várias vezes ao dia, todos os dias.
6. Gerencie seu portfólio de ações
Embora se preocupar com as flutuações diárias não faça muito pela saúde do seu portfólio – ou pela sua -, é claro que haverá momentos em que você precisará verificar suas ações ou outros investimentos.
Se você seguir as etapas acima para comprar fundos mútuos e ações individuais ao longo do tempo, revisará seu portfólio algumas vezes por ano para ter certeza de que ainda está alinhado com seus objetivos de investimento.
Algumas coisas a serem consideradas: Se você está se aproximando da aposentadoria, pode querer transferir alguns de seus investimentos em ações para investimentos de renda fixa mais conservadores . Se o seu portfólio é muito pesado em um setor ou indústria, considere comprar ações ou fundos em um setor diferente para construir mais diversificação. Por fim, preste atenção também à diversificação geográfica. A Vanguard recomenda que as ações internacionais representem até 40% das ações de sua carteira. Você pode comprar fundos mútuos de ações internacionais para obter essa exposição.