protheus totvs

Como um sistema ERP pode trazer muitos benefícios para sua empresa

Durante a seleção do ERP, as empresas normalmente veem possibilidades ilimitadas em termos de melhorias potenciais para seus negócios. No entanto, em algum ponto ao longo do caminho, muitos projetos ficam aquém das expectativas e os benefícios do ERP frustram as expectativas dos executivos.

Em nossa experiência, a baixa realização de benefícios geralmente se deve a uma falha em definir os benefícios esperados de negócios do ERP e em alinhar a empresa em torno de objetivos comuns no início do projeto.

Em outras palavras, o alinhamento organizacional não é uma prioridade para muitas empresas durante a seleção de software. Com mais frequência, as empresas estão desesperadas para encontrar rapidamente um novo sistema protheus totvs que trate de seus pontos fracos, então perdem de vista seus objetivos de negócios.

Embora não seja fácil manter o foco na realização de benefícios, encontramos várias estratégias que ajudam as empresas a obter benefícios comerciais significativos de ERP. Essas estratégias são mais eficazes quando iniciadas antes ou durante a seleção de ERP.

Compreenda o seu estado atual

Você pode obter muitos benefícios do ERP abordando os pontos problemáticos em seus processos atuais. É por isso que ajudamos os clientes a mapear seu estado atual antes de iniciar a seleção do ERP.

Durante o mapeamento do processo, é importante capturar a quantidade certa de detalhes. Por exemplo, você precisará documentar quanto tempo leva um processo atual para medir as melhorias após a ativação.

protheus totvs

Ao identificar os pontos fracos, você encontrará oportunidades de melhoria. Este é o momento de começar a pensar em como consertar processos interrompidos e inovar processos medíocres.

Descreva os benefícios esperados 

Ao embarcar em projetos de ERP com clientes, normalmente os ajudamos a esclarecer seus objetivos gerais de negócios, para que possam determinar como o software ERP pode oferecer suporte a esses objetivos. Isso leva a uma discussão sobre os benefícios para os negócios, quais benefícios a tecnologia pode oferecer para apoiar a estratégia global da empresa?

A única maneira de responder a essa pergunta com alguma especificidade é projetando processos de estado futuro com base nas oportunidades de melhoria que você identificou ao mapear seu estado atual. Recomendamos projetar processos de estado futuro com base em seus objetivos de negócios e seus pontos fracos.

Embora a reengenharia de processos de negócios seja uma tarefa que consome muito tempo e recursos, ela permite que você quantifique os benefícios de negócios esperados. Por exemplo, ele permite que você quantifique a diferença de tempo e custo entre um processo de estado atual e um processo de estado futuro.

Depois de estimar todos os benefícios comerciais esperados, é hora de documentar suas descobertas. Uma das ferramentas mais eficazes para documentar benefícios de negócios é um caso de negócios ERP.

Garanta o Alinhamento Organizacional

Sua empresa não precisa apenas de metas de negócios e metas de projeto claramente 

definidas, mas também de uma compreensão de como elas se relacionam. Todos na empresa precisam desse entendimento, especialmente os executivos.

Para alcançar esse entendimento, recomendamos usar seu caso de negócios para obter a adesão dos executivos e, em seguida, formar um comitê executivo. Esse comitê deve estar altamente envolvido no projeto, especialmente quando se trata de comunicar as metas do projeto em toda a empresa e responsabilizar os responsáveis ​​pelo processo por atingir essas metas.

Quando os executivos comunicam como as metas do projeto se relacionam com as metas comerciais, os benefícios comerciais se tornam mais alcançáveis. Por exemplo, um motivo comum relacionado aos negócios para as empresas implementarem software ERP é melhorar suas percepções de dados.

Desenvolva um plano de projeto realista

Uma das principais lições de nossas dezenas de casos de testemunhas especialistas em software é que expectativas irrealistas costumam ser uma das principais causas da baixa realização de benefícios e falha do ERP.

Muitas empresas estimam incorretamente o tempo, o orçamento e os recursos necessários para implementar um sistema ERP com eficácia – o mesmo ocorre com seus consultores de ERP, integradores de sistema e VARs.

protheus totvs

A melhor maneira de evitar essa armadilha é usar um consultor independente, como o Panorama, para ajudar a definir um plano de projeto realista. Uma das maneiras pelas quais ajudamos os clientes a desenvolver planos de projeto realistas é comparando com outras empresas semelhantes às suas.

Também garantimos que as empresas incluam atividades negligenciadas em seus planos de projeto, como gerenciamento de mudanças e gerenciamento de processos de negócios . Essas atividades ajudam as empresas a obter mais benefícios comerciais.

Foco na gestão da mudança

Você não pode obter benefícios de negócios se os usuários finais não estiverem preparados para usar o novo software. É por isso que é essencial se comunicar e treinar os funcionários o mais cedo possível.

Agora que você sabe como maximizar os benefícios do ERP, provavelmente está se perguntando que tipo de benefícios deve esperar. O restante desta postagem discutirá alguns benefícios comerciais comuns de ERP e fornecerá conselhos sobre como alcançá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *