economizar

5 etapas para atingir suas metas de economia

Economizar dinheiro geralmente é mais fácil de falar do que fazer. Definir metas claras pode motivá-lo a agir, focar no que é importante e evitar gastos excessivos.

Aqui estão algumas dicas para definir suas metas de economia.

1. Mapeie suas metas de economia

Pergunte a si mesmo: “Para que eu quero economizar?” Seus objetivos podem ser de curto prazo, como comprar uma TV nova ou fazer uma viagem à Europa; a longo prazo, como comprar uma nova casa ou economizar para a aposentadoria; ou em algum ponto intermediário, como pagar seus empréstimos estudantis.

economizar

Ao definir metas, leve em consideração as necessidades – como um fundo de emergência – além das coisas para as quais deseja economizar.

Ao definir metas, leve em consideração as necessidades – como um fundo de emergência  – além das coisas para as quais deseja economizar. Anna Sergunina, uma planejadora financeira certificada no MainStreet Financial Planning, recomenda priorizar seu fundo de emergência antes de outras metas; caso contrário, você pode sofrer um grande revés se surgir algo inesperado. “Se não houver fundos, isso vai quebrar todo o sistema”, diz ela.

Depois de identificar e priorizar suas metas de economia, você pode começar a fazer um plano personalizado.

Encontre maneiras de economizar com NerdWallet

Realmente conheça seu dinheiro e encontre dinheiro que você pode reservar e crescer.CRIAR MINHA CONTA GRATUITA

2. Avalie suas finanças

Dê uma boa olhada em suas finanças para ver se seus objetivos estão ao seu alcance. Calcule sua renda mensal com base em seu salário, benefícios da Previdência Social ou qualquer outro dinheiro que você receber. Em seguida, verifique seu histórico de transações no site do seu banco, ou use um aplicativo, planilha ou simplesmente um pedaço de papel para controlar suas despesas . Dessa forma, você saberá para onde está indo seu dinheiro, quanto você ainda tem e qual quantia é razoável reservar a cada mês.

Se você deseja reduzir seus gastos a fim de aplicar ainda mais dinheiro na poupança, identifique suas necessidades e desejos e tente ceder menos aos desejos. Necessidades são coisas nas quais você deve gastar dinheiro – como comida e moradia – e desejos não são essenciais, como entretenimento e refeições em restaurantes. Se você não tiver certeza de como fazer o orçamento para essas despesas, experimente a calculadora de orçamento 50/30/20 .

3. Atribua um preço às suas metas de economia

Descubra não apenas quanto você pode economizar, mas quanto você precisa economizar. Por exemplo, se sua meta é passar férias na Itália, pesquise o custo de passagens aéreas, estadia em hotel e passeios turísticos. Isso lhe dará uma estimativa do preço e, portanto, o total da economia. Expanda sua pesquisa para encontrar os melhores descontos e métodos de economia.

4. Escolha um horário e lugar

Escolha um prazo. Você pode estocar seus fundos conforme essa data se aproxima.

economizar

Depois de começar a cortar ou reestruturar suas despesas, decida onde armazenar o dinheiro que você economiza até precisar dele. Considere colocá-lo em uma conta de poupança ou certificado de depósito, de preferência um que ofereça uma taxa de juros competitiva , para mantê-lo seguro e ajudar a atingir seus objetivos com mais rapidez. Pode até valer a pena criar contas separadas para seus objetivos individuais.

Uma maneira fácil de contribuir para suas metas de economia com pouco esforço é automatizar o processo. Aplicativos como o Digit permitem que você especifique seus objetivos e transferirão automaticamente uma certa quantia de seus fundos para uma conta especial.

5. Acompanhe regularmente

Lembrar-se de acompanhar seu progresso é uma maneira eficaz de manter o controle de suas metas de economia. Sergunina sugere marcar um “encontro financeiro” consigo mesmo ou com sua cara-metade, digamos uma vez por mês, para examinar periodicamente sua atividade financeira. Reveja suas receitas, despesas e quanto você economizou até agora.

Se você não está exatamente onde deseja, não desanime. “Todos cometemos erros”, diz Sergunina. “A vida acontece. Então, contanto que você verifique, se recomponha e continue, é isso que conta. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *